Como escolher o papel de parede ideal para o ambiente

Qualquer cômodo da casa pode ser decorado com papel de parede? Sim, desde que você leve em conta o material de fabricação, tipo de aplicação e padronagem do produto. Confira algumas dicas para escolher o modelo perfeito para cada cômodo.

Quartos

Como são ambientes geralmente pouco úmidos, os quartos recebem bem qualquer tipo de material. Entretanto, para quartos infantis o mais recomendável é a utilização do papel de parede vinílico, uma vez que a lavagem é mais prática e ele acumula menos poeira que outros materiais.

Na hora de escolher, o ideal é que os moradores sintam-se representados naquele ambiente através das cores, estampas, padrões e texturas do papel de parede escolhido.  Assim, o mais importante é que a escolha esteja alinhada com a personalidade e o gosto de quem utiliza o quarto.

Salas

Tanto em salas de estar quanto em salas de jantar, a aplicação do papel em uma única parede é uma boa pedida para turbinar a decoração sem criar um efeito visual pesado quando combinado com almofadas, sofás, poltronas, cortinas, tapetes e outros objetos. Quem preferir, pode optar pela aplicação de tons mais neutros em todas as paredes, causando uma sensação mais tradicional e aconchegante.

Quanto ao material, assim como nos quartos, a sala é um ambiente seco e que não demanda muitos cuidados. Pela praticidade na limpeza e longa duração, o vinílico pode ser o preferido de quem recebe muitas visitas ou tem animais de estimação.

Cozinhas

Na cozinha, as aplicações mais comuns são as que não ocupam todas as paredes. Escolha uma parede para ser o ponto focal, ou aproveite as áreas entre bancadas e armários para fazer uma aplicação de meia parede.

Como a cozinha tende a ser um ambiente mais úmido, por conta de vapores, evite a escolha de papel de parede de celulose, já que eles são menos resistentes à umidade.

Home office

Secos e sem umidade recorrente, os escritórios e os home offices são ambientes que podem dispor de qualquer material de papel de parede – tudo depende da sua preferência pessoal.

Quem preferir ambientes menos carregados visualmente, algo que favoreça a concentração, deve optar por tons neutros e estampas discretas em aplicações em todas as paredes. Se quiser ousar nas cores e padronagens, selecione outros tipos de aplicação: apenas em uma parede, ou utilizando apenas meia parede.

Banheiros

O principal fator a ser considerado na hora de escolher o papel de parede ideal para um banheiro ou lavabo é o material. Como é um ambiente sujeito à alta umidade e vapor, o tipo mais recomendado é o vinílico, por sua resistência à água e maior durabilidade e facilidade de limpeza.

Como o banheiro é um ambiente que, frequentemente, não tem muitos objetos de decoração, o papel de parede pode ser o ponto principal de destaque do cômodo. Por isso, não hesite na hora de apostar em estampas diferentes e aplicações em todas as paredes. A área do box exige uma atenção muito especial, pois esta área molhada necessita de um papel de parede que seja totalmente impermeável.

 

Como criar um efeito harmônico com o papel de parede

Para que o papel de parede não acabe sendo o responsável pelo efeito de poluição visual do ambiente, é necessário preocupar-se com os outros itens da sua decoração. Quando for escolher cores e estampas, considere o que você já tem de móveis e acessórios no cômodo que receberá a instalação.

Se a ideia é aplicar o papel em apenas uma parede, no teto, em faixa ou em só meia parede, de forma de a tinta ainda apareça, a harmonia depende a coordenação das cores do papel com a da parede pintada. Assim, opte por estampas com tons parecidos ou que combinem com a cor da sua tinta – pode ser no fundo ou nos detalhes do desenho. Além disso, é bom evitar o combo estampa marcante e tinta de cor forte, pois isso pode causar incômodo e desconforto visual.

Considere a escolha do papel de parede baseado nos outros elementos do ambiente, como cor de tapete, tecido do sofá, almofadas e cortinas. Se a escolha partir para um papel colorido e mais extravagante, o ideal é optar por tecidos e tapetes neutros e combinar as cores do papel nos acessórios e vice-versa.

 

Escolha o seu papel de parede

A variedade de cores, estampas e padronagens são muito variadas. Assim, para encontrar um papel de parede que reflita sua personalidade e combine com a sua casa, consulte sempre um profissional de decoração. Assim, você pode encontrar um modelo  que seja o melhor e mais adequado para seu decor e que também se encaixe no seu orçamento.

 

Como você viu, você pode transformar qualquer espaço, seja da sua casa ou escritório usando papéis de parede.

 

Na loja Erica Decor, você conta com todo apoio e experiência da própria Érica, que é especialista em decoração e vai te oferecer todo apoio na sua escolha.

 

Gostou do post? Deixe seus comentários abaixo com suas dúvidas. Compartilhe com seus amigos.

Não deixe de nos seguir no Facebook: www.facebook.com/ericadecor

Até nosso próximo artigo!