Almofadas na decoração

As almofadas são uma excelente forma de decorar a sua casa de forma original e instantânea. Existem almofadas de vários modelos, materiais e estampas, além dos mais variados formatos e se até para quem quer ousar e tem aquele jeito para trabalhos manuais, você também pode produzir as suas próprias almofadas. Seja na cama ou no sofá, elas dão sempre aquela sensação de conforto e aconchego.

Os tecidos mais adequados são seda, algodão, jacquard, linho, shantung e couro, as cores escolhidas vão depender muito do tipo de decoração que já existe.

Dicas de decoração com almofadas

Para que a decoração com almofadas corra da melhor maneira deve-se procurar tons que contrastem com o local onde as vai colocar, por exemplo, colocar almofadas pretas num sofá preto não terá um bom resultado, pois não irá sobressair.

Para ambientes mais divertidos opte por contraste com as estampas. Misture padrões florais, com listras e xadrez, para além de divertido dá um toque de originalidade à sua decoração. Não tenha medo de ousar. Quanto mais personalidade sua decoração tiver, mais ela representará quem você é.

Uma grande vantagem das almofadas é que elas podem ser transportadas para qualquer ambiente da casa, modificando dia após dia os lugares por onde elas estiverem. Além do mais, são de fácil e rápida limpeza e a manutenção.

Há sempre uma dúvida sobre a quantidade de almofadas a se colocar no espaço. Se você é iniciante na arte do decor, comece com a simetria das mesmas, ou seja, use-as sempre em pares. Mas logo depois você pode se arriscar na assimetria estética, onde utilizamos os números ímpares para montar a composição. Quem cria a lógica perfeita é você! Não se importe em misturar os diferentes formatos como, por exemplo, almofadas quadradas e almofadas redondas. Todas seguem a regrinha da simetria/assimetria.

No Verão, opte por tecidos mais leves e nos tons mais claros e alegres. Já no Inverno os tons mais terrosos e os tecidos mais encorpados, como os indispensáveis têxteis darão todo calor e aconchegância necessários na estação. Os modelos temáticos podem ser utilizados durante momentos específicos, como Natal, Carnaval, Páscoa, etc.

As almofadas são excelentes peças coringas para serem dispostas em locais como escritórios e quartos, uma vez que as fofinhas darão todo ar de acolhimento e boas vindas que todo ambiente deve ter. No quarto das crianças mesmo, o cenário de descontração rolará solto, pois eles poderão ler, descansar ou se simplesmente se jogar sobre as almofadas.

Para uma decoração mais exótica, pode-se optar por modelos adornados com lantejoulas, brilhantes, botões, estampadas inusitadas, pintadas à mão, impressas com fotos, com rendas, o que a imaginação ditar. O importante mais importante e o imprescindível  nesse momento é ter bom gosto e não cair no exagero.

E aqui na Erica Decor você encontra todos os modelos de estampas para todas as ocasiões e gostos. Venha nos visitar e conheça esse maravilhoso mundo das almofadas.